sábado, 26 de dezembro de 2009

Você já me esqueceu...

GOMES - 08-11-2009:



A música “Você Já Me Esqueceu”, incluída no repertório que apresentamos no encontro de amigos do dia 11/set, no Depósitto, Armazém Caffé, não foi escolhida por acaso. Aliás, quase nada daquele repertório foi escolhido por acaso.

“Você já Me Esqueceu” está entre aqueles não muitos sucessos de Roberto Carlos que não foram compostos por ele, ou por ele e Erasmo. Quem compôs a música foi o grande Fred Jorge. Um desses artistas que passaram meio despercebidos/anônimos pelo meio musical/artístico, mas que deixaram um bom legado.

Fred Jorge Nasceu em Tietê, no interior de São Paulo, trabalhou inicialmente como produtor de programas de rádio na capital paulista. Foi também um iniciante do novelismo, de rádio e TV. Depois de sua passagem pelos Estados Unidos, de volta ao Brasil, explorou na sua musicalidade o gosto pela versão musical, principalmente de musicas americanas e européias.

A versão é muito mais que a tradução de uma música, é o encaixe de palavras e versos que não fujam à melodia original e não se separem muito do contexto da letra de origem. Também é preciso ser artista para compor versões. Não me refiro a algumas versões feitas para músicas de forró metálico, que deterioram um pouco a arte do versionismo.

Grandes sucessos como “Estúpido Cupido”, “Banho de Lua”, “Diana” (Não se esqueça meu amor/que quem mais te amou fui eu...), “A Nave dos Arrependidos” (...Espera um pouco/um pouquinho mais/Eu tenho tanto para te entregar/Espera um pouco/um pouquinho mais/O teu amor vai me matar), são todas versões de Fred Jorge.

Mas ele também fazia músicas por completo. Sucessos de Roberto Carlos como “A Palavra Adeus” (Eu, não posso compreender/porque tudo mudou pra mim/foi uma palavra só...), “O Dia a Dia” (Eu acho que a rotina do dia a dia..., feita em parceria com o grande Nenéu), e “Todos os Meus Rumos” (...Por mais que eu procure/Caminhar sozinho/Todos os meus rumos/Atravessam seu caminho/E por mais que eu tente/Desviar meus passos/Eu acabo sempre nos seus braços), são todas composições de Fred Jorge.

De todos os sucessos de Fred Jorge, cantados por Roberto Carlos, uma é especial, pelo menos para mim, e acho que marcou também alguns momentos da vida de muita gente. Trata-se de “Você já Me Esqueceu”, também gravada por Bartô Galeno e recentemente relançada por Fernandinha Takai, do Patu Fu. Veja o clip AQUI , da interpretação dela. Só ouça depois de baixá-la completamente. A música já é de uma cinematograficidade imensa. A conjugação da interpretação de Fernandinha, com a beleza da sua voz, do seu modo de cantar, do seu corpo e dos seus vestidos e saias longas, vira um enleio.

Meu irmão caçula, Heraldo, é mais “apaixonado” ainda do que eu, por Fernanda Takai. Lembro-me que há uns 6 anos, num show no Recife, ele conseguiu pegar a palheta da guitarra dela, que Fernandinha jogou na frente dagente. Ainda hoje ele guarda essa relíquia, com a "autorização" de sua esposa Jojó (risos).

Foi a música que mais me deu prazer em executar, na apresentação do dia 11 de setembro, no Depósitto.

Edezinho, guitarrista, Cleiran, baixista, e Ninho, tecladista da Banda Vitrine, garotos da faixa etária dos 18/20 anos, ainda não haviam ouvido essa canção. Foi daquelas musicas que ficaram para ser tocadas por último nos ensaios. Mas quando a gente foi executá-la pela primeira vez, no ensaio, confesso que não me contive. A gente ouviu umas duas vezes. Eles pediram para desligar o áudio e começar a cantar. Eu cantava, com o acompanhamento da banda, mas cantava sorrindo de alegria, pela capacidade desses músicos tão jovens, de ouvir uma canção desconhecida e executá-la imediatamente em seguida, com um arranjo que parecia melhor do que o de Roberto Carlos. São três jovens e grandes talentos musicais.

Nenhum comentário: