sábado, 26 de dezembro de 2009

Maciel Melo


GOMES - 18-10-2009:

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/10/16/um-forro-pe-de-serra/#comments

Nassif,

Maciel é de Iguaraci-PE, no Sertão do Pajeú, região de Pernambuco onde nasceu o grande Zé Dantas (de Tabira-PE), segundo maior parceiro de Gozaga e autor de “Riacho do Navio” (que corre pro Pajeú… pra despejar no São Francisco e bater no meio do mar). Mas o Riacho do Navio só encontra o Pajeú próximo à sua foz, em Floresta dos Navios, já perto do S. Francisco.

Fico imaginando a riqueza cultural dessa noite de forró em Custódia, cidade do Pajeú que fica entre Tabira e Serra Talhada (terra de Lampião e de Zé Marcolino – Sala de Reboco – , também no Pajeú). Serra é a terra do meu avô, Alcôncio.

Se pudéssemos voltar no tempo, certamente estariam nesse forró, Zé Dantas, Gonzaga, Lampião, Zé Marcolino, para cantar e se divertir ao lado de Lula, na beira do Pajeú vazio.

Pode ter certeza de que Maciel é a junção atual da capacidade de compor e interpretar dessa tríade (Zé Dantas, Gonzaga e Zé Marcolino) e certamente seria parceiro deles em várias músicas, vivessem na mesma época. É o maior representante atual da musicalidade e da poesia dessa região de riqueza cultural.

Maciel saiu de Iguaraci para Petrolina ainda menino, acompanhando o pai (poeta Heleno Louro) que migrou para trabalhar na construção da barragem de Sobradinho-BA. Hoje mora no Recife, onde participa da cena cultural pernambucana como um dos protagonistas.

http://www.macielmelo.com.br/

Nenhum comentário: