sábado, 23 de janeiro de 2010

A invenção da guitarra elétrica



Por Quintela – do blog de Luis Nassif

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/13/a-invencao-da-guitarra-eletrica/#more-32268

Poucas pessoas sabem… mas quem inventou a guitarra elétrica foi o brasileiro Osmar Macedo. Numa viagem ao Brasil, na Bahia, o americano, Leo Fender, se encantou com o “pau elétrico” e levou com ele para os EUA um protótipo do pau elétrico que alguns anos depois foi patenteada como sendo sua invenção. Essa história é contada por Armandinho(na foto acima), filho de Osmar.

Existia em Salvador um conjunto musical, criado por Dorival Caymmi, que animava algumas festas e reuniões de fim de semana, e que se apresentava nas estações de rádio. Começava, então, a fazer sucesso na Bahia o grupo Três e Meio, cujos integrantes eram o próprio Caymmi, Alberto Costa, Zezinho Rodrigues e Adolfo Nascimento, o Dodô. Em 1938, com a saída de Caymmi, o grupo reestruturou-se e passou a contar com sete componentes, incluindo Osmar Macêdo.

Em 1942 em apresentação na cidade de Salvador, o violonista clássico Benedito Chaves (RJ) mostrou pela primeira vez ao público local um “violão eletrizado”. Dodô e Osmar, ávidos em conhecer tal instrumento, foram assistir ao show no cine Guarani e ficaram extremamente entusiasmados. Embora fosse um violão comum, importado e com um captador inserido à sua boca, o instrumento era muito primitivo e possuía microfonia. Dodô, porém, incansável na busca da superação deste problema, construiu em poucos dias um violão igualzinho ao de Benedito Chaves para ele, e um cavaquinho para Osmar.

Apesar da microfonia persistir, os dois uniram-se mais uma vez para formar a “Dupla Elétrica” e começaram a se apresentar em diversos lugares. Num determinado dia, Dodô resolveu esticar uma corda de violão sobre a sua bancada de trabalho e prendê-la nas extremidades; sob a corda, colocou um microfone preso à bancada. Quando a dupla ligou o microfone, algo inacreditável aconteceu um som limpo, que parecia até o de um sino. Estava, então, descoberto o princípio e logo foi possível perceber que o “cêpo maciço” evitava o fenômeno da microfonia e assim, com o nome de pau elétrico, nasceu a guitarra baiana. Outras pessoas, em outros países, pesquisavam a amplificação sonora de instrumentos pela energia, e até hoje não se tem certeza de quem foi mesmo que chegou primeiro à guitarra elétrica, se os dois baianos ou os dois americanos, Léo Fender e Doc Kauffman. Mas estes, no ano seguinte, patentearam o invento.

Nenhum comentário: