Gomes - 22-01-2006:
Corumbau quer dizer "distante de tudo" em tupy-guarany. É também o nome de uma praia da Bahia, localizada uns 80km ao sul de Porto Seguro, de difícil acesso ainda hoje(daí talvez o nome), uma antiga aldeia de índios pataxós e ainda meio deserta. É uma ponta de terra entrando no mar: ponta de Corumbau. Conheci Corumbau quando ainda morava no extremo sul da Bahia (entre 1983 e 89), foi nessa ocasião conheci dona Jorgete, minha esposa. Estive várias vezes nessa praia. Naquela período só existia a pousada Jocotoca (cabanas independentes maravilhosas), hoje existem outras pousadas também excelentes, como a pousada São Francisco, dona do domínio www.corumbau.com.br, onde se pode visualizar fotos da beleza do lugar.
Se você não conhece, vá a Corumbau. De escuna, a partir de Porto Seguro(não dá pra ir pela Balsa do Arraial D’ájuda, depois de Trancoso e Caraíva existem rios sem pontes nem balsas), ou de carro, deixando a BR-101 em Itamaraju(Km 808-Sul), pegando a BA(rodovia estadual) que leva à praia do Prado e entrando à esquerda no povoado do Guarany, distante 15 km de Itamaraju. Depois de deixar a BA no Guarany, a estrada é toda de terra, até Corumbau. São uns 60kms de paisagens deslumbrantes, numa mistura de mata atlântica(o que ainda resta) com pastagens e fazendas de gado.
Também é possível chegar a Corumbau saindo da Praia do Prado. Tem que voltar uns 15 Km (no sentido Prado/Itamaraju) e entrar à direita na direção de Cumuruxatiba, outra praia muito bela que fica entre Prado e Corumbau. As águas de Corumbau são calmas, não dá pra surfar. Um pouco antes de chegar em Corumbau, pra quem vai por Cumuruxatiba, próximo à foz do Rio Caí, fica o museu aberto do descobrimento do Brasil. Dizem que foi ali na praia da frente do museu onde Cabral aportou sua nau, três dias antes de desembarcar definitivamente na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro. “A Bahia tem um jeito”, como diz Caetano em “Terra”, mas as praias do extremo sul da Bahia, de Porto Seguro a Caravelas, não encontram paralelo no continente(cada um tem seus parâmetros), talvez só percam para as praias de Noronha, só que aí já é Pernambuco.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário