Gomes - 26-02-2006:
A grata surpresa do carnaval de Pernambuco foi a presença singela de Caetano Veloso, que veio para apreciar o carnaval de pernambucano como folião. Caetano, que recentemente recebeu da Assembléia Legislativa do estado o título de Cidadão Pernambucano, apesar de baiano parece possuir ligações transcendentais com a cultura do nosso estado.Com apenas 4 anos de idade Caetano conseguiu se encantar com um choro de Capiba, interpretado por Nelson Gonçalves, que fazia sucesso nos idos de 1945/46(é, Capiba não compunha apenas frevos): “Maria Betânia tu és para mim a senhora do engenho/em sonhos te vejo/Maria Betânia és tudo que tenho/quanta tristeza/sinto no peito/só em pensar/que o meu sonho está desfeito..”.Maria Betânia, a irmã de Caetano, nasceu em 1946, em Santo Amaro da Purificação, cidade do fundo do reconcavo formado pela Baía de Todos os Santos. Caetano implicou que o nome da irmã deveria ser Maria Betânia, por causa da música de Capiba. Diante da existência de outras pretensões de nomes entre os parentes, seu Zeca (pai de Caetano, chefe do correio de Santo Amaro) encontrou uma maneira democrática de atender o menino Caetano. Promoveu um sorteio, colocando em papeis todos os nomes sugeridos. Ainda hoje Caetano suspeita de que o seu Zeca tenha escrito o nome de Maria Betânia em todos os papeis utlizados no sorteio.
Já na adolescência, Caetano acabou indo para Salvador na posição secundária de guardião de Betânia, que o pai queria ver estudando na capital. Daí até conseguir para ela um bico como cantora num bazinho de Salvador foi um pulo.
Um certo dia, de passagem por Salvador, Nara Leão se encanta com a jovem cantora e a convida para substituí-la durante as férias, no legendário show “opinião” – dos primeiros a protestar contra a ditadura – espetáculo que fazia numa casa noturna do Rio com Zé Keti e João do Vale. Caetano segue junto, a reboque, e começa a se tornar conhecido como compositor, por meio das interpretações de Betânia que logo em seguida grava seu primeiro disco.
Voltando à ligação com Pernambuco, Caetano exerceu grande influência (tendi sido depois também influenciado) na vinda de Gilberto Gil(ainda anônimo) a Pernambuco, na juventude, onde passou cerca de dois meses entre Caruaru e Afogados da Ingazeira, fazendo leituras da arte de Sebastião Biano e seus comparsas da Banda de Pífanos de Caruaru, além dos poetas de Cordel do Sertão do Pajeú, como mestre Lourival Batista. O movimento “Tropicália”, segundo o próprio Gil, teria sido influenciado pela junção dos Beatles(que conheceria anos depois de deixar Caruaru, já no exílio em Londres) e a Banda de Pífanos (os Beatles de Caruaru). Chico Science teria sido um neto cultural desça influência.
Há alguns anos o "pernambucano" Caetano produziu o Show e álbum “Noites do Norte”, a partir de suas leituras e releituras sobre a obra do seu "conterrâneo" Joaquim Nabuco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário